Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25142
Título: Introdução de materiais recicláveis na construção civil: análise teórico-experimental da substituição parcial do agregado miúdo por termoplástico na produção do concreto
Autor(es): Freire, Remerson Oliveira
Palavras-chave: Concreto
Reciclagem
Análise de Estrutura
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: De um modo geral, entende-se por concreto simples como sendo um material de construção originado numa mistura de cimento e agregados miúdos e graúdos, homogeneizados com água em proporções exatas e bem definidas e os materiais recicláveis como utensílios que fomentam interesse de transformação viabilizada por operações industriais. A aplicação de materiais de construção civil requer o desenvolvimento e aprimoramento de suas propriedades e das técnicas construtivas. Nesse sentido, a utilização de um material com consumo em alta escala como o concreto quando associado com a utilização dos plásticos mais recicláveis do mundo como os termoplásticos, constituem-se em uma possível solução por apresentar individualmente discussões promissoras sobre seus desempenhos nas áreas estrutural, ambiental e socioeconômica. A utilização de materiais renováveis e de baixo consumo de energia é fundamental em todas as áreas produtivas, principalmente o da construção civil, devido ao alto consumo de energia que esta atividade requer. O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento físico-mecânico de concreto com substituição parcial do agregado miúdo por polímeros recicláveis. A metodologia utilizada consiste em realizar a caracterização granulométrica dos agregados utilizados e ensaiar o concreto normal e com substituição parcial do agregado miúdo por PVC e Polietileno, para verificar sua resistência a compressão e fazer uma comparação com o concreto convencional. A substituição parcial da areia foi feita em três teores diferentes 10, 20 e 30% por PVC e depois por Polietileno nas mesmas proporções, em seguida foi verificado o abatimento do concreto fresco e a sua resistência a compressão após 28 dias de cura. De modo geral os resultados obtidos foi uma queda na resistência a compressão do concreto, embora os corpos de provas com teores de substituição de 10% terem apresentado um melhor comportamento, ainda houve uma queda de 18,64% e 60,64% para o PVC e o Polietileno respectivamente, a resistência a compressão também caiu para a substituição com 20% de PVC em 30,52% e 36,34% para o teor de 30%, já para o Polietileno houve uma queda maior de 67,50% e 77,56% para os teores de 20% e 30% respectivamente. A principal causa da baixa resistência a compressão foi o aumento dos vazios que é inversamente proporcional a resistência a compressão do concreto.
Descrição: FREIRE, Remerson Oliveira. Introdução de materiais recicláveis na construção civil: análise teórico-experimental da substituição parcial do agregado miúdo por pvc e polietileno na produção do concreto. Monografia (Curso de Engenharia Civil) – Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Centro de Ciências Tecnologia e Saúde, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25142
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Remerson Oliveira Freire.pdfPDF - Remerson Oliveira Freire1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito149.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.