Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25143
Título: Reflexões acerca do livro Aves Exóticas de Reina Roffé: (sobre)viver o exílio
Autor(es): Arruda, Marta Mickaele Almeida
Palavras-chave: Exílio
Literatura de autoria feminina
Trauma psíquico
Data do documento: 28-Out-2021
Resumo: Em função dos golpes militares na América Latina, a expatriação converteu-se em alternativa para prosseguir existindo. Consequentemente, intelectuais, jornalistas, ativistas, políticos, afetados pelo exílio seguiram cultivando através da escrita uma conexão com sua terra natal. Assim, a partir da obra Aves exóticas. Cinco cuentos con mujeres raras (2004) da autora Reina Roffé, esta investigação se dedica a pensar, o exílio e suas reverberações, à luz de autores como Paloma Vidal (2004), Ángel Rama (1985) y Losandro Tedeschi (2016), que permitem construir diálogos entre a literatura de autoria feminina e o contexto em que elas estão inseridas, em nosso caso, a ditadura argentina. Deste modo, temos como objetivo apresentar uma análise das protagonistas da obra, construindo assim, desde a perspectiva da escrita de autoria feminina. Além disso, este trabalho colabora para que os leitores se aproximem do processo histórico da década de 1960 e do boom latinoamericano, facilitando a compreensão ao longo desta pesquisa. Juntos, os capítulos deste trabalho contribuem em direção ao entendimento da literatura como uma ferramenta para a construção de uma nova ética de responsabilidade e cuidado, ademais de ser aporte teórico para trabalhos posteriores desenvolvidos com a temática que movimentamos este estudo. Somado a isto, destacamos as vozes marginalizadas (da escritora e personagens), que contestam a historiografia oficial.
Descrição: ARRUDA, M. M. A. Reflexões acerca do livro Aves Exóticas de Reina Roffé: (sobre)viver o exílio. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25143
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Mickaele Almeida Arruda.pdfPDF - Marta Mickaele Almeida Arruda652.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito338.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.