Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25152
Título: Avaliação da interoperabilidade entre um software de modelagem BIM e um software de cálculo estrutural
Autor(es): Oliveira Filho, Pedro José de
Palavras-chave: Engenharia estrutural
Projeto
Análise estrutural
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: O setor da construção civil encontra-se sempre em processo de modernização, a procura por novas ferramentas que auxiliem na realização dos trabalhos é constante, a implantação do BIM representa essa busca. A área de concepção de projetos tem recebido iniciativas públicas e privadas com o intuito de modernizar o processo de projeto, e com isso melhorar o processo de construção ao prover maior integridade aos dados que irão compor o produto. Seguindo esse raciocínio, o presente trabalho visa explorar a concepção de projetos usando duas ferramentas de projeto com metodologias de trabalho distintas e a interoperabilidade entre essas ferramentas, usando como objeto de estudo um edifício residencial concebido em concreto armado. A metodologia de trabalho empregada a partir da avaliação de interoperabilidade entro o Revit e o TQS foi descrita visando a verificação de problemas na interação das ferramentas e nas possíveis soluções adotadas para o prosseguimento do projeto. A interoperabilidade foi avaliada observando a transferência de informações e dados, e a disposição coerência na transmissão dos elementos geométricos. Enfatizou-se os procedimentos que foram realizados em cada software para que o modelo entrasse em acordo com a metodologia de aplicação da ferramenta. À vista disso, a qualidade na transmissão dos dados foi considerada satisfatória quando se tem a disposição um projetista para realizar as devidas adequações necessárias para que o modelo se enquadre na metodologia de trabalho da ferramenta. Compreende-se que procedimentos, metodologias e ferramentas novas necessitam de vivência para atingirem não a qualidade adequado nos resultados, bem como a velocidade de concepção dos serviços de acordo com a demanda do mercado de trabalho.
Descrição: OLIVEIRA FILHO, Pedro José de. Avaliação da interoperabilidade entre um software de modelagem BIM e um software de cálculo estrutural. 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25152
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro José de Oliveira Filho.pdfPDF - Pedro José de Oliveira Filho1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito TCC.pdfTermo de Depósito TCC83.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.