Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25155
Título: A exploração do pau-Brasil na América portuguesa (1504-1600)
Autor(es): Meneses Junior, Antonio Eduardo Alves de
Palavras-chave: Pau-brasil
Pau-de-Pernambuco
Estanco
Tráfico
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: Esta Monografia apresentada ao Departamento do Curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), visa debater sobre a exploração do pau-brasil que ocorreu na América portuguesa do século XVI. A escolha do recorte temporal tem como marco inicial o “descobrimento” do Brasil em 1500, e se estenderá até o ano de 1600, em razão de ser este um período marcado por uma intensa exploração do pau-de-pernambuco por lusitanos e traficantes europeus. Dessa forma, esta pesquisa a princípio busca analisar como Portugal descobriu, organizou e defendeu o estanco do pau-brasil na América portuguesa. A análise dessa exploração associada com a literatura que contem os relatos das pessoas que presenciaram ou estavam envolvidas diretamente com a extração dessa árvore, possibilita compreender melhor como os colonizadores lusitanos e traficantes lidaram com esse monopólio real no tocante aos trabalhos de conceção de licenças do seu corte, condução e exportação do pau-brasil para a Europa. Por fim, será abordado também os descaminhos existentes nessa atividade, e a reação portuguesa para reprimir esse tráfico. A metodologia será baseada na construção do estudo fundamentado nos princípios da História Ambiental, partindo da observação das relações entre homem e natureza ao longo do tempo. Desse modo buscaremos entender como surgiu essa espécie de vegetal na Mata Atlântica brasileira, e compreender como indígenas e posteriormente os europeus exploraram essa planta. Com esse estudo, contribuiremos para a historiografia nacional na construção de perspectivas que colocam o pau-brasil como uma importante matéria-prima para o início do primeiro ciclo econômico do Brasil colônia, enquanto essa região ainda esteve como uma colônia de Portugal. O percurso deste trabalho será traçado a partir dos dados de pesquisas que tratam especificamente das características do pau-brasil, e da reinterpretação da literatura da época, que foi produzida pelos viajantes que vieram a América portuguesa em busca do precioso pau-de-pernambuco para ser exportado para a Europa.
Descrição: MENESES JUNIOR, A. E. A. de. A exploração do pau-Brasil na América portuguesa (1504-1600). 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25155
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Eduardo Alves de Meneses JuniorPDF - Antonio Eduardo Alves de Meneses Junior1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito80.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.