Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25156
Título: Dona Cila: mulher inspiradora (Cacimba de Dentro/PB)
Autor(es): Santos, José Ezequiel Marques dos
Palavras-chave: Mulheres
Dona Cila
Resistência
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: Falar sobre lembranças, recordar momentos é o que nos faz sentir vivos, e essas memórias são de forma direta ou indireta nossa própria história, de lutas, resistência, vitórias e derrotas. Relembrar e se manter vivo no futuro com nosso passado, recontando e se apropriando dele dia a dia, e fazendo recortes entre passado e presente é uma das variadas formas de recontar a história e como foi tentar recriar em nossa imaginação cada momento vivido, e assim através de resgates de memórias poder transferir essa história da nossa memória para a escrita, e assim manter essa memória vivia não somente em nossa mente, mas também em um rascunho de papel. Esse trabalho retoma as lembranças de Dona Cila, minha mãe - a mim narradas - ao longo de parte de sua vida: quando ousou sair de casa, sem consentimento e ocupar espaços de trabalho pouco acolhedores para mulheres, na época. Registrar as lembranças de minha mãe é uma forma de agradecimento a ela. Escolhi essa temática pois relatos de momentos e fatos ocorridos e que podem ser rememorados através da história foram meu combustível principal para esse trabalho. Pesquisas bibliográficas e conversas com Dona Cila Sobre seu passado serviram para a elaboração do presente trabalho.
Descrição: SANTOS, J. E. M. dos. Dona Cila: mulher inspiradora (Cacimba de Dentro/PB), Cacimba de Dentro/PB, 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25156
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ezequiel Marques dos SantosPDF - José Ezequiel Marques dos Santos1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.