Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25160
Título: Jardim didático: ferramenta para pesquisa e prática da educação ambiental
Autor(es): Sousa, Jeâmila de Oliveira
Palavras-chave: Recurso educacional
Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: A Educação Ambiental é uma ferramenta educacional responsável por formar indivíduos preocupados com meio ambiente e necessita ocorrer de forma que as pessoas sejam convidadas a participarem ativamente da construção do próprio conhecimento, para tanto objetivou-se, com o presente trabalho, a construção de um espaço não formal para o ensino e conscientização da importância do meio ambiente promovendo a educação ambiental para crianças, jovens e adultos, as ações ocorreram entre março de 2020 e agosto de 2021 e foram divididas em quatro Etapas: (1) Construção do jardim didático no Setor de Fitotecnia, Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba em Catolé do Rocha-PB; (2) Confecções dos vasos feitos de garrafas pet; (3) Levantamento de dados, através de pesquisa qualitativa, sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas públicas de Jericó-PB e (4) Oficina virtual de capacitação e socialização dos conhecimentos sobre os problemas ambientais, realizada na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Maia, na cidade de Jericó-PB, 2021. Com as ações realizadas promoveu-se a conscientização ambiental, despertou-se o interesse para a preservação do meio ambiente, aproximou-se a Universidade da comunidade, de forma que houve troca de saberes, além dos resultados da pesquisa nas escolas públicas das redes Municipal e Estadual de Jericó-PB, mostrarem a ausência de políticas públicas na aplicação da Educação Ambiental e a falta de incentivo e incremento dessas práxis pedagógicas.
Descrição: SOUSA, J. de O. Jardim didático: ferramenta para pesquisa e prática da educação ambiental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25160
ISSN: CDD 372.357
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JEÂMILA .pdfPDF- Jeâmila de Oliveira Sousa1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de depósito69.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.