Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25174
Título: Produção de sabão artesanal utilizando diferentes tipos de óleos de frituras
Autor(es): Silva, Amaro da
Palavras-chave: Óleos residuais de fritura
Meio ambiente
Sabão artesanal
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: O meio ambiente tem sofrido impactos causados pela ação do homem e um deles, é o descarte de óleos provenientes de frituras, as mais diversas. A reciclagem oferece alternativas para minimizar esses impactos, seja nos recursos naturais, na sociedade ou nas mais diversas áreas. O óleo utilizado nas frituras de alimentos pode ser reciclado evitando problemas com o seu descarte em redes de esgotos e consequentemente, problemas ambientais. Este trabalho tem como objetivo apresentar métodos alternativos para a reciclagem de óleos de vários tipos de frituras, para a produção de sabão artesanal em barra. A pesquisa quanto a abordagem é uma pesquisa quali quantitativa, de natureza pesquisa aplicada, exploratória e experimental. Utilizou-se diversos tipos de óleos de frituras obtidos em residência, a soda cáustica para promover a reação de saponificação e outros aditivos, sendo testadas várias formulações para se chegar a que oferecesse um sabão de melhor qualidade em relação a consistência, aparência, valores de pH, índice de espuma, índice emulsificante. As formulações foram baseadas nas que foram pesquisadas na literatura. Dentre as oito formulações testadas a quatro e a sete se destacaram. O experimento sete foi o que apresentou a melhor formulação, atendeu aos parâmetros exigidos pela Legislação.
Descrição: SILVA, Amaro da. produção de sabão artesanal utilizando diferentes tipos de óleos de frituras. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2020
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25174
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Amaro.pdfTCC - Amaro da Silva758.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo do deposito.pdftermo do deposito447.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.