Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25175
Título: Professor na sala de aula inclusiva: um relato de experiência em Queimadas
Autor(es): Santos, Gabriel Hebert Souza
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação de professores
Síndrome de Down
Data do documento: 19-Fev-2021
Resumo: A constituição Brasileira preconiza que a educação é um direito de todos, sendo dever do estado garantir, preferencialmente na rede regular de ensino, o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência. Nesta perspectiva, o presente trabalho é um relato de experiência sobre os anseios e os desafios da inclusão de um professor em formação inicial do curso de Ciências Biológicas durante sua experiência de estágio em uma classe regular do 7º ano do ensino fundamental. Esse relato se dá a partir da experiência de vivenciar a docência pela primeira vez em uma turma da educação básica, que trouxe, além dos desafios tradicionais enfrentados neste momento de formação inicial, o desafio extra de inclusão de uma aluna com Síndrome de Down. O trabalho teve como objetivo relatar a realidade deste professor em formação inicial para lidar com situações como a inclusão, descrevendo os desafios enfrentados durante um ano de docência. Embora a inclusão seja necessária para o desenvolvimento do aluno especial, ela só acontecerá com a mediação docente, que por sua vez deve estar minimamente preparado para este momento. O crescente ingresso de pessoas com deficiência na rede regular de ensino mostra que é necessário uma maior discussão e reflexão sobre a educação inclusiva.
Descrição: SANTOS, Gabriel Hebert Souza. Professor na sala de aula inclusiva: um relato de experiência em Queimadas. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25175
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Hebert Souza SantosPDF - Gabriel Hebert Souza Santos744.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito63.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.