Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/252
Título: Análise das lesões em atletas de futsal
Autor(es): Santos, Pierre Pascoal Andrade dos
Palavras-chave: Futsal
Esporte
Lesões
Educação física
Data do documento: 20-Set-2012
Resumo: O futsal é atualmente uma modalidade esportiva cada vez mais praticada. Apesar de se tratar de um esporte em que tática, técnica e as habilidades individuais são fundamentais, tem-se notado uma preocupação especial com o aprimoramento físico do atleta, e conseqüentemente, uma pré-disposição maior dos atletas a sofrer algum tipo de lesão. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo verificar a ocorrência de lesões em atletas de futsal participantes do campeonato Paraibano de futsal 2011. Foi utilizado um questionário retrospectivo para investigar a ocorrência de lesões dos atletas durante a temporada 2011. Foram avaliados trinta e seis atletas das categorias sub 15 e sub 17. Os resultados demonstram que 94,4% dos atletas entrevistados já se lesionaram, 79,4% se lesionaram mais de uma vez, 70,5% sofreram lesão no segundo semestre, 52,9% se lesionaram durante o jogo, 50% deles sofreram lesão no segundo período do jogo, 50% sofreram lesão na quadra de ataque, 50% deles sofreram lesão num deslocamento ofensivo, 32,3% se lesionaram no momento do chute; a posição com maior índice de lesão foi o pivô com 26,4%, o segmento anatômico mais lesionado foi o tornozelo, com 26,4%, seguido do púbis, com 17,6%. Os resultados evidenciaram a ocorrência de lesões em grande parte dos entrevistados devido à própria característica do futsal, no qual ocorrem mudanças bruscas de direção e muito contato físico. Dessa forma, uma boa preparação física e trabalhos de prevenção podem contribuir para a potencialização máxima de suas funções atléticas, diminuindo o grande índice de lesões nesses atletas.
Descrição: SANTOS, P. P. A. dos. Análise das lesões em atletas de futsal. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/252
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pierre Pascoal Andrade dos Santos.pdfPierre Pascoal Andrade dos Santos485.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.