Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25212
Título: A atuação do Conselho Nacional de Arquivos na implementação da Política Nacional de Arquivos
Autor(es): Azevedo, Vanessa dos Santos
Palavras-chave: Acesso à informação
Política Nacional de Arquivos
Conselho Nacional de Arquivos
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: A informação é um elemento de valor para a sociedade em geral, cujo acesso pode ser requerido a qualquer momento e por diversas razões. No Brasil, o acesso às informações arquivísticas muitas vezes não é feito de forma correta, devido fatores como a falta de mecanismos que gerenciem e disponibilizem as informações contidas nos documentos arquivísticos produzidos e recebidos pela administração pública. Um desses mecanismos é a Política Nacional de Arquivos. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar a atuação do Conselho Nacional de Arquivos, órgão responsável pela definição da Política Nacional de Arquivos, através de suas discussões sobre o tema no âmbito das reuniões plenárias. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza básica, de caráter exploratório e descritivo, realizado em uma abordagem quanti-qualitativo. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos é caracterizada como documental, pois analisou um conjunto de atas produzidas pelo CONARQ ocorridas entre os anos de 2017 a 2021. Os resultados demonstram que apesar das ações e atividades de grande relevância que a instituição desenvolveu durante esse período, não definiu a política nacional de arquivos, como previsto em legislação.
Descrição: AZEVEDO, V. dos S. A atuação do Conselho Nacional de Arquivos na implementação da Política Nacional de Arquivos. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25212
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa dos Santos Azevedo398.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito254.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.