Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25213
Título: O acesso à informação no site de Arquivologia da UEPB: uma análise sob os critérios de usabilidade
Autor(es): Silva, Rosiene Ribeiro da
Palavras-chave: Acesso à informação
Avaliação de usabilidade
Heurística de Nielsen
Site de Arquivologia da UEPB
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: Com a modernização nos serviços das plataformas digitais e crescente busca pela informação virtual, o mercado tecnológico busca fornecer celeridade, agilidade e eficiência de uso, enquanto instituições buscam adquirir esses ambientes virtuais visando prover o acesso à informação aos seus usuários, A usabilidade é fundamental a esse cenário, pois, através dos seus estudos são identificadas barreiras entre os sistemas informatizados e o usuário o que possibilita a criação ou adequação para um ambiente digital acessível. Com base nisso, essa pesquisa trata-se de um estudo de caso com objetivo geral de analisar o website de Arquivologia da UEPB por meios de uma avaliação de usabilidade. Apresentando uma abordagem qualitativa, o trabalho propõe a partir dessa análise responder se este site apresenta boa usabilidade e de que forma favorece o acesso à informação ao seu público. A fase de execução da avaliação ocorreu empregando as dez heurísticas de usabilidade de Nielsen ao referido objeto de estudo, onde foi observado se estava de acordo com esses critérios ou não. Resultou-se com esse estudo a partir das análises feitas, considerar o site de Arquivologia da UEPB dentro dos critérios de Usabilidade, uma vez que, sete das dez heurísticas foram bem atendidas, enquanto três apresentaram algum tipo de violação, as quais foram recomendadas sugestões de melhorias. Foi constatado ainda que o site cumpre bem seu dever informativo e é significativo aos seus usuários.
Descrição: SILVA, R. R. da. O acesso à informação no site de Arquivologia da UEPB: uma análise sob os critérios de usabilidade. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25213
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosiene Ribeiro da SilvaPDF - Rosiene Ribeiro da Silva889.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito408.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.