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dc.contributor.authorSilva, Diego Ferreira da-
dc.date.accessioned2021-11-08T17:47:14Z-
dc.date.available2021-11-08T17:47:14Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25219-
dc.descriptionSILVA, Diego Ferreira da. Exercícios físicos e transtorno do espectro autista: uma intervenção com crianças. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO transtorno do espectro autista (TEA) é definido por meio de comprometimentos precoces no desenvolvimento sócio comunicativo, e a psicomotricidade está diretamente ligada ao transtorno, pois baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas dos indivíduos, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da inserção de um programa de exercícios psicomotores e suas influências no desenvolvimento motor de crianças com TEA. Durante a vivência foi realizada uma intervenção com atendimentos compostos por exercícios psicomotores com crianças de ambos os sexos e com faixa etária de 2 a 5 anos de idade, que apresentam o TEA e pacientes, isto é, crianças recém matriculadas na clínica especializada Movemente - Núcleo de Desenvolvimento Psicomotor. Foi realizado um planejamento e explanação de todos os exercícios por meio da abordagem psicomotora e para a estruturação e sistematização dos treinos que eram divididos em treino “A” e “B”, sendo contemplados os membros superiores e inferiores. No início das atividades propostas ocorreram algumas dificuldades, mas que aos poucos as crianças foram desenvolvendo as funções psicomotoras e utilizando essas habilidades em várias situações. Com o desenvolvimento deste estudo adquiriu-se experiência e conhecimento na área de modo a entender as limitações dessas crianças e, a entender melhor a percepção da criança funciona, para assim, aplicar as atividades. Assim, foi observado que o TEA é um transtorno que vem sendo cada vez mais comum de se encontrar, pois as pessoas já nascem o tendo, com isso, observamos a importância da inserção de intervenções psicomotoras sendo em espaços escolares ou em clínicas de aprendizagem aos sujeitos, uma vez que a realização das mesmas proporciona benefícios significantes no desenvolvimento dos indivíduos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora Profa. Dra. Jozilma de Medeiros Gonzagapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleExercícios físicos e transtorno do espectro autista: uma intervenção com criançaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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