Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25220
Título: Exercício físico e qualidade de vida em sobreviventes do câncer: uma revisão integrativa
Autor(es): Silva, Lucas Ferreira
Palavras-chave: Atividade física
Bem-estar
Neoplasia
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: O Brasil é um dos países com grandes números de casos com pessoas com câncer, sendo variado o tipo e a localização da neoplasia. O comportamento sedentário aparece como gerador de risco e pode ser associado com a incidência de câncer. Diante disto, objetivou-se fazer uma revisão integrativa sobre exercícios físicos e qualidade de vida após o tratamento de pessoas contra o câncer. Foram analisados artigos científicos publicados entre os anos de 2015 a 2021, localizados por meio de pesquisa por palavras-chave, sendo elas, sobreviventes do câncer, exercício físico e qualidade de vida, pesquisado nas bases de dados Google Academic, Scielo, PubMed e Lilacs. Para inclusão dos artigos científicos, foram utilizados os critérios de serem originados da língua portuguesa e inglesa e artigos que utilizassem alguma atividade física após o tratamento do câncer. Ao analisar as bases de dados com a utilização das palavras-chave foram obtidos 123 artigos e através dos critérios de inclusão foram identificados 9 artigos. Através dos artigos identificados, pode-se concluir que o exercício físico está relacionado à prevenção e reincidência do câncer, promovendo uma maior qualidade de vida entre a população, proporcionando a melhora da capacidade funcional e aumento da atividade de células imunológicas. Existe poucos estudos publicados acerca do assunto, evidenciando como é importante pesquisar e publicar mais sobre, pois os resultados encontrados demonstram positivamente o efeito da atividade física em pacientes sobreviventes do câncer.
Descrição: SILVA, Lucas Ferreira. Exercício físico e qualidade de vida em sobreviventes do câncer: uma revisão integrativa. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25220
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Ferreira SilvaPDF - Lucas Ferreira Silva221.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito29.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.