Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25222
Título: Diagnóstico por TCFC de reabsorção radicular externa por substituição: relato de caso
Autor(es): Silva, Amanda Pessoa de Oliveira
Palavras-chave: Traumatismos dentários
Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico
Radiologia
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: Reabsorção dental consiste na perda de tecido mineralizado como o cemento e dentina da superfície externa e interna do dente, através da ação de células clásticas, podendo estar associado a um processo infeccioso e/ou trauma. Quando apresentada em sua forma patológica, a ausência de tratamento adequado pode causar danos irreversíveis ao dente. Quanto a etiologia da patologia, pode-se classificar como externa e interna, podendo a reabsorção externa, de acordo com as características clinicas e histopatológicas, ser classificada como: superficial, inflamatória ou por substituição. Nesta última, a raiz é reabsorvida progressivamente e substituída por osso medular, podendo ser diagnosticada apenas por exame imaginológico. O objetivo neste trabalho é caracterizar, através de um relato de caso clínico de reabsorção externa por substituição, suas causas e meios de diagnóstico, em que a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), devido a seu caráter tridimensional e fidelidade de reprodução dos tecidos ósseos, foi imprescindível para o diagnóstico da patologia.
Descrição: SILVA, Amanda Pessoa de Oliveira Silva. Diagnóstico por TCFC de reabsorção radicular externa por substituição: relato de caso. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25222
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Pessoa de Oliveira SilvaPDF - Amanda Pessoa de Oliveira Silva3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito252.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.