Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25223
Título: A importância do fortalecimento do core em pessoas idosas: uma revisão integrativa
Autor(es): Leite, Vandinaldo Ribeiro
Palavras-chave: Exercício Físico
Dor lombar
Saúde do idoso
Envelhecimento.
Capacidade funcional
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: Introdução: Nos últimos anos a população tem envelhecido de forma progressiva e acelerada. O avançar da idade é acompanhado por diversos fatores, entre eles o isolamento social, depressão, aumento da dependência física, improdutividade e principalmente o declínio funcional. A redução da capacidade funcional contribui para o aparecimento da lombalgia, declínio do equilíbrio e redução da força muscular nos membros inferiores, ocasionando o risco de quedas. O fortalecimento do core é visto como um dos tratamentos para essas disfunções. Objetivos: Realizar uma revisão integrativa sobre a importância do fortalecimento do core em pessoas idosas. Métodos: Foram selecionados nove artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais no período de 2012 a 2018. Resultados: A presente pesquisa mostrou que um programa de exercícios físicos destinados ao fortalecimento do core gera diversos efeitos positivos no tratamento, trazendo como benefícios a diminuição da dor lombar e da incapacidade funcional, bem como o aumento da flexibilidade e força muscular de indivíduos, além de ocasionar melhora na capacidade de equilíbrio. Conclusão: Apesar de a dor lombar ser um problema clínico complexo, um programa de exercícios apropriado para o fortalecimento lombar e abdominal na correta execução dos movimentos se mostra importante para uma vida mais saudável e sem lombalgias. O uso de instrumentos de avaliação da capacidade funcional também é de extrema importância para que assim se possa organizar treinamentos avaliativos adequados.
Descrição: LEITE, Vandinaldo Ribeiro. A importância do fortalecimento do core em idosos: uma revisão integrativa. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduaçao em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraiba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25223
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vandinaldo Ribeiro LeitePDF - Vandinaldo Ribeiro Leite523.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito63.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.