Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25229
Título: Guardiões da Memória: Transmissão e legado ancestral da tradição de rezadores e benzedores da Paraíba
Autor(es): Barros, Ricardo Julio Barbosa
Palavras-chave: Memória cultural
Etnociência
Saberes da tradição
Oralidade
Usos e costumes
Data do documento: 27-Mai-2021
Resumo: Saberes da tradição são um legado do patrimônio imaterial dos povos e constituem um aspecto cultural importante para estudos que podem revelar os valores, costumes e identidades de um lugar e de seu povo. Pesquisas que busquem investigar os meios através dos quais as pessoas vivenciam e percebem suas tradições e como seus costumes são transmitidos as gerações futuras, se revelam importantes para a construção de uma herança cultural. Este estudo teve como principal objetivo analisar as práticas de rezas e benzeduras exercidas por rezadores e rezadoras que vivem no estado da Paraíba tomando como fio condutor os meios pelos quais esses especialistas locais apreendem seus ofícios de rezador (a), através de que caminhos se dá a transmissão dos saberes e como estas pessoas se constituem em guardiões da memória cultural de suas comunidades, pelas expressões religiosas associadas aos mesmos. O estudo foi realizado em municípios do estado da Paraíba, localizados nas mesorregiões do agreste, borborema e sertão. Através de entrevistas livres e questionários semiestruturados foram entrevistados benzedeiras e benzedores com mais de vinte anos no ofício de rezas e benzeduras. Dos resultados encontrados observam-se que as benzedeiras e rezadores são pessoas idosas e que o conhecimento sobre rezas e benzedura se dá principalmente por transmissão oral entre familiares, normalmente de gênero oposto ao que ensinou e que entre os familiares as mães são as que mais transmitem esses saberes (24%). A figura dos benzedores nas comunidades estudadas lhe confere um status de guardiões dos ritos e costumes de práticas de curas entre os membros das comunidades.
Descrição: BARROS, Ricardo Julio Barbosa. Guardiões da Memória: Transmissão e legado ancestral da tradição de rezadores e benzedores da Paraíba. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25229
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Julio Barbosa BarrosPDF - Ricardo Julio Barbosa Barros287.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito28.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.