Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25233
Título: As dificuldades pedagógicas no Ensino Médio
Autor(es): Menezes, Rayana Vieira
Palavras-chave: Ensino médio
Educação física escolar
Dificuldades pedagógicas
Data do documento: 28-Set-2020
Resumo: O contexto da Educação Física escolar no Brasil e no mundo, vêm ao longo dos anos sofrendo modificações relacionadas os seus objetivos e as propostas educacionais trazendo consigo ainda hoje, marcas de alguma tendência pedagógica que percorreu a anos atrás. Esse trabalho teve como objetivo analisar dados de pesquisas que pudessem colaborar para um processo de reflexão-ação sobre as principais dificuldades pedagógicas no ensino médio, no sentido de contribuir com o crescimento do componente da educação física como elemento essencial ao processo de conhecimentos dos discentes. Realizamos uma pesquisa do tipo exploratória, por meio de uma Revisão de Literatura, em periódicos científicos brasileiros, de acordo com critérios de seleção previamente estabelecidos. De acordo com a avaliação criteriosa dos artigos após a leitura dos trabalhos incluídos na análise, foram considerados relevantes 06 estudos, que abordavam o ensino da educação física no ensino médio, incluindo suas principais dificuldades. Mediante a análise de dados realizada, fica evidenciado alguns fatores que ampliam as dificuldades de lecionar nas turmas de ensino médio, dentre eles a desvalorização do componente curricular de educação física e do profissional enfatizada pela precariedade de estrutura e recursos materiais, dificuldades de aulas no contra turno. Além de toda problemática de recursos materiais, cabe ao professor ir em busca de inovações para as aulas. Desta forma, nota-se que a Educação Física em sua vertente teórica e prática para o ensino médio, sofre alguns conflitos e acaba sendo desvalorizadas. A educação física nessa fase, além de ser um agente transformador, contribui efetivamente nas dimensões sociais, culturais, afetivas e cognitivas, internalizando valores que contribuirão para o adolescente seguir em sua trajetória de vida.
Descrição: MENEZES, Rayana Vieira. As dificuldades pedagógicas no ensino médio.2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pós-graduação em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25233
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayana Vieira MenezesPDF - Rayana Vieira Menezes663.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito254.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.