Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25237
Título: Relação entre a precipitação pluviométrica e a produção agrícola no município de Monteiro-Pb
Autor(es): Santos, Fhilippe Matheus Rodrigues dos
Palavras-chave: Geografia
Agricultura
Semiárido
Chuva
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Monteiro se localiza no semiárido paraibano, região que tem uma predominância do bioma caatinga, e bastante conhecida por ser uma região adaptada a falta de água e temperaturas elevadas. Região essa que tem uma grande variabilidade climática, provocando períodos de estiagens e dificultando a produção agrícola de sequeiro. O trabalho apresentado tem o objetivo em determinar a distribuição de precipitação total anual e da quadra chuvosa, relacionando e calculando os coeficientes de correlação entre a precipitação total anual e da quadra chuvosa com a produção agrícola de milho e feijão para o período de janeiro de 2004 a dezembro de 2019. Dessa forma utilizou-se dados de séries diárias de precipitação pertencente ao acervo da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), e da produção agrícola anual de milho e feijão para o município de Monteiro – PB disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao longo do estudo, constatou-se uma tendência de diminuição tanto da precipitação total anual, como da quadra chuvosa. Dessa forma, a relação entre a produção de milho e feijão na quadra chuvosa, foi mais significativa do que a produção de milho e feijão na precipitação total anual.
Descrição: SANTOS, Fhilippe Matheus Rodrigues dos.Relação entre a precipitação pluviométrica e a produção agrícola no município de Monteiro-Pb. 25f. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25237
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fhilippe Matheus Rodrigues dos Santos.pdfPDF - Fhilippe Matheus Rodrigues dos Santos490.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito792.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.