Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25244
Título: Estudo sobre os valores éticos e morais dos jogadores de RPG de mesa
Autor(es): Silva, Joederson Martins da
Palavras-chave: RPG de mesa
Nietzsche
Moral
Ética
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: O presente estudo, realizado a partir de uma revisão bibliográfica, apresenta e relaciona o RPG anexado aos valores éticos e morais a partir da tomada de decisão. O RPG de mesa, o role-playing game, publicado pela primeira vez em 1974, obteve como uma de suas ramificações o sistema de jogo Kids on Bikes, criado em 2018 por Gilmour e Levandwsky, onde proporciona situações em que seus personagens investigam eventos sobrenaturais (ou não) exigindo tomadas de decisões importantes, tanto para as suas relações pessoais como também decisões mais globais. Decisões estas que direcionam para o principal objetivo deste estudo: o olhar científico sobre a moral e a ética, ainda mais precisamente sobre a moralidade e a ética dos jogadores de RPG de mesa que interpretam estes personagens. Encorpando o material de análise estará a visão filosófica de Nietzsche (2001) sobre valores no que tange a concepção de moral e ética, buscando com isso associar a tomada de decisão do sujeito frente ao RPG, dando vasão à análise de sua moralidade e ética dentro do jogo. A referência bibliográfica também se deu por meio dos autores LUKAS (1989) e PACCIOLA (2014) da área logoterapêutica, quanto à liberdade na tomada de decisão do jogador; assim como o desenvolvimento moral defendido por Piaget (1997), que por ventura dialoga com os demais autores que discorrem sobre a ética e a moral do ser humano. Neste escopo de filosofias e conceitualizações irá perceber-se a o RPG como um dos fundamentais métodos de pesquisa para compreender-se a moral e ética individuais, culminando num entendimento de como pode funcionar os mecanismos de um sujeito frente aos valores sociais internos e pré-estabelecidos em nossa sociedade, partindo assim para a compreensão dos resultados que culminaram numa visão do RPG como possível ferramenta terapêutica, como educação social escolar e familiar, tendo em vista a importância dos temas nestes espaços descritos.
Descrição: SILVA, J. M. da. Estudo sobre os valores éticos e morais dos jogadores de RPG de mesa. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25244
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joederson Martins da SilvaPDF - Joederson Martins da Silva904.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito73.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.