Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25251
Título: Percepção de professores de Educação Física da educação básica sobre obesidade na adolescência
Autor(es): Albuquerque, Adna Priscila Firmino
Palavras-chave: Obesidade
Adolescentes
Educação Física Escolar
Professores
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: A adolescência, fase do ciclo vital entre a infância e a fase adulta, é caracterizada por mudanças biopsicossociais específicas a cada ser. O aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade em idades cada vez mais precoces tem provocado a preocupações, em razão dos danos e agravos à saúde provocados pelo excesso de peso. De acordo com a questão levantada, o objetivo geral foi analisar as percepções de professores de Educação Física atuantes em escolas de educação básica com relação à obesidade juvenil e os objetivos específicos, estes foram caracterizar o perfil sócio demográfico dessa população; avaliar o papel da escola sobre a obesidade na percepção dos professores e identificar o que os professores descrevem sobre o papel da Educação Física no controle da obesidade. O estudo trata-se de uma pesquisa de levantamento, exploratória, quantitativo e transversal. Com amostra de 73 participantes, onde os entrevistados foram captados através das redes sociais (whatsapp em grupos de professores de educação física de todo o Brasil, e através do instagram). As informações coletadas foram devidamente processadas, analisadas e arquivadas no programa Microsoft Excel. Através das informações obtidas na pesquisa, foi concluído que é possível afirmar que os professores licenciados em Educação Física atuantes na educação básica, reconhecem a necessidade de intervenção dos profissionais para prevenir e controlar a obesidade entre jovens, concordando com a hipótese deste estudo. Constatou-se também a importância das escolas se envolverem mais nesse processo. Entretanto, destacam que a mesma não deve ser tida em um lugar onde essa meta seja o foco principal. Ainda descobriu que no ambiente escolar o professor de educação física é aquele capacitado e que se encontra em condições para lidar com esses alunos, buscando desenvolver em suas aulas/atividades que possam contribuir para que os alunos os mantendo ativos e que tome consciência de quão prejudicial é para a saúde estar com sobrepeso, pois vai além da estética.
Descrição: ALBUQUERQUE, Adna Priscila Firmino. Percepção de professores de Educação Física da educação básica sobre obesidade na adolescência. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25251
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adna Priscila Firmino AlbuquerquePDF - Adna Priscila Firmino Albuquerque764.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito382.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.