Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25256
Título: Seletividade de metamitron à mamoneira em aplicações de pré e pós emergência inicial
Autor(es): Melo, Nadja Maria da Costa
Palavras-chave: Ricinus communis L.
Herbicida
Mamoeira
Data do documento: 19-Nov-2018
Resumo: O consumo mundial de óleo de mamona tem sido limitado pela produção insuficiente. Nesse contexto, os estudos voltados ao controle de plantas daninhas a partir de herbicidas seletivos para o controle de eudicotiledôneas são fundamentais para evitar perdas de produtividade e viabilizar a expansão da cultura. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar a seletividade do herbicida metamitron à mamoneira quando aplicado em pré e pós- emergência inicial. O experimento foi conduzido em casa de vegetação localizada na Embrapa Algodão, Campina Grande, PB. Para cada modalidade de aplicação foram utilizados solos originados de Queimadas, PB e de Barbalha, CE. Posteriormente utilizados para preenchimento das unidades experimentais (vasos de 5 L). Em cada vaso foi semeada a cultivar BRS Energia a 3 cm de profundidade. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado com três repetições. Os tratamentos dos quatro ensaios foram constituídos por oito doses do herbicida metamitron: 0,0; 0,4; 0,9; 1,8; 3,5; 7,0; 14,0 e 28,0 kg i. a. ha^-1 . As aplicações foram realizadas utilizando-se um pulverizador costal, mantido a pressão constante com CO2. Os dados foram submetidos à análise de variância e as doses de metamitron ajustadas por regressão não linear, empregando-se modelo log-logístico. Em ambos os experimentos, pré e pós-emergência inicial, os efeitos deletérios do metamitron causaram fitointoxicação visual na parte aérea e reduções de crescimento em todos os parâmetros a partir de doses menores que a comercial 3,5 kg ha^-1 . Foi possível concluir que o metamitron não se mostrou seletivo a cultura da mamoneira em aplicações de pré e pós- emergência inicial.
Descrição: MELO, N. M. da C. Seletividade de metamitron à mamoneira em aplicações de pré e pós emergência inicial. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25256
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nadja Maria da Costa Melo.pdfPDF - Nadja Maria da Costa Melo1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.