Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25257
Título: Uso e aplicações conservacionistas da caça de Zenaida auriculata (Des Murs): Uma abordagem etnozoológica
Autor(es): Souza, Maria Isabel de Oliveira
Palavras-chave: Caça
Aves
Conservação de espécies
Etnozoologia
Data do documento: 21-Nov-2018
Resumo: A caça ilegal de aves silvestres é reconhecida hoje como atividade prejudicial ao meio ambiente em virtude da importância ecológica e o desiquilíbrio ambiental que a ausência ou alteração na estrutura populacional de uma espécie pode trazer. A ave estudada nesse trabalho é a Zenaida auriculata (Des Murs), popularmente conhecida como ribaçã, é uma espécie migratória que se desloca para o nordeste brasileiro a procura de disponibilidade de recursos para se reproduzir. Através dessa pesquisa, buscou-se analisar aspectos relacionados à caça e uso da Zenaida auriculata e as implicações conservacionistas no semiárido brasileiro . As informações foram obtidas por meio de entrevistas, baseadas em questionários semiestruturados e conversas livres que apresentaram questões socioeconômicas, conhecimento da espécie, captura, técnicas, comercialização e finalidades de uso. Foram entrevistados 40 caçadores. As técnicas de caça e captura mencionadas foram espingarda, postura e uso de armadilhas (arapuca e rede) que são transmitidas por gerações. Os dados obtidos apontam para o fato de que as aves dessa espécie capturadas são usadas em três finalidades como entretenimento (n=18, 45%), alimentação de subsistência (n=15, 37,5%) e no comércio (n=7, 17,5%), essas finalidades estão relacionadas com os fatores socioeconômicos e culturais dos caçadores. O motivo para essa caça deve-se a forte tradição e o relativo quadro de pobreza local que contribuem para estimular a caça ilegal na região. Nesse contexto, evidencia-se a importância de estudos visando à conservação dessa espécie e a não interferência na cultura ou situação econômica dos caçadores locais, isso de fato só é possível através de conhecimentos etnozoológicos que é de fundamental importância para evidenciar medidas que visem à sustentabilidade da utilização da ribaçã.
Descrição: SOUZA, M. I. de O. Uso e aplicações conservacionistas da caça de Zenaida auriculata (Des Murs): Uma abordagem etnozoológica. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25257
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Isabel de Oliveira Souza.pdfPDF - Maria Isabel de Oliveira Souza1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.