Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25258
Título: Contextualizando o conceito de sustentabilidade a partir da implantação de um minhocário em uma escola da rede estadual
Autor(es): Santos, Angélica Tatiany Rodrigues dos
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino-aprendizagem
Minhocário
Residência pedagógica
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: A palavra “sustentável” vem do latim sustentare que significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. A sustentabilidade é uma busca por ações em prol da natureza, de uma comunidade a todo o planeta, e sua abordagem é através do desenvolvimento sustentável. Assim, ela se faz através de práticas no dia a dia, com o uso consciente dos recursos naturais, sem prejudicar outras gerações. O presente trabalho foi desenvolvido através do Programa de Residência Pedagógica, com o objetivo de desenvolver uma unidade didática, abordando o conceito de sustentabilidade e reciclagem de matéria orgânica, descrevendo as características e importância das minhocas para o meio ambiente, e avaliar a potencialidade do uso do minhocário para a sustentabilidade. A pesquisa tem uma abordagem quanti-qualitativa e foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rêgo da cidade de Campina Grande-PB, com uma turma do 9° ano do ensino fundamental de 28 alunos, realizada no período de agosto a novembro de 2019. A análise de dados foi feita através da comparação dos questionários pré-teste e pós-teste com questões discursivas e de múltipla escolha, e posteriormente, analisados com a utilização de cálculos simples de porcentagem e gráficos.
Descrição: SANTOS, A. T. R. dos. Contextualizando o conceito de sustentabilidade a partir da implantação de um minhocário em uma escola da rede estadual. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25258
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Tatiany Rodrigues dos Santos.pdfPDF - Angélica Tatiany Rodrigues dos Santos628.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.