Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25260
Título: Atuação do profissional de Educação Física no campo da saúde mental: artigo de revisão
Autor(es): Silva, Ana Paula Jacinto da
Palavras-chave: Atividade física
Saúde mental
Promoção de Saúde
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: Este artigo traz uma síntese de como a atividade física pode contribuir na integralidade da atenção psicossocial, sendo ferramenta para promover melhorias na saúde mental. Traz como objetivo geral a necessidade de identificar e analisar as contribuições biopsicossociais da atividade física na promoção da saúde mental. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura e que utiliza como base os bancos de dados Google Acadêmico e Scielo, no período de 2015 a 2020. Destacamos 9 artigos voltados para o tema, atuação do profissional de educação física na área da saúde, e o que podemos compreender é que delimitar espaços muito rígidos entre os profissionais podem colocar em risco o cuidado ampliado; na pesquisa, as patologias mais comumente citadas foram: depressão (4 artigos); estresse (2 artigos), e a ansiedade (1 artigo); selecionamos 6 artigos que discutem entre si, quais as contribuições da atividade física para a saúde mental e como ocorreria essas práticas, logo identificamos que não há uma prática ou linha de exercício estabelecida, deixando a cargo do profissional definir qual estratégia ou metodologia se enquadra melhor com a demanda. Fica evidente a lacuna existente na literatura relacionada a temática, atividade física e saúde mental, por isso, propomos que novos estudos devam ser realizados a fim de elucidar melhor as estratégias metodológicas de treino e a manipulação das variáveis do treinamento.
Descrição: SILVA, Ana Paula Jacinto da. Atuação do profissional de Educação Física no campo da saúde mental: artigo de revisão. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25260
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito377.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Ana Paula Jacinto da Silva.pdfPDF - Ana Paula Jacinto da Silva1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.