Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25261
Título: Serviço social e saúde mental: um estudo sobre a prática profissional
Autor(es): Diniz, Maria Ivanice da Silva
Palavras-chave: Saúde mental
Reforma psiquiátrica
Assistência Social
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O amparo à saúde mental no Brasil, historicamente está enraizada aos processos manicomiais, que surgiu com a intenção de ser mecanismo de exclusão. Assim, na Saúde Mental o Serviço Social é chamado, juntamente com as demais profissões especializadas, a atuar sobre as demandas inseridas no contexto econômico, político e social da realidade histórica construídas pelos sujeitos sociais na sociedade. Objetivo: Entender o trabalho do profissional da assistência social no contexto da saúde mental. Metodologia: Este artigo foi elaborado a partir de uma revisão de literatura com abordagem descritiva, onde foram realizadas buscas em artigos publicados nas principais bases eletrônicas de dados como: BVS (Biblioteca virtual de saúde), LILACS (Literatura Latino Americano e do Caribe em ciências da saúde), PUBMED e SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Conclusão: Concluiu-se que a busca por novas estratégias de atuação da equipe multiprofissional, principalmente por parte do profissional da assistência social, favorece para que a pessoa com transtorno mental seja atendido de forma holística. Tal estratégia pode ser realizada através da sistematização da assistência da equipe multiprofissional, onde o assistente social atua de forma mais especifica e detalhada nas expressões da questão social que permeiam a vida da pessoa com transtorno mental e sua família e na viabilização dos seus direitos, buscando a promoção do social e da cidadania.
Descrição: DINIZ, Maria Ivanice da Silva. Serviço social e saúde mental: um estudo sobre a prática profissional. 2020. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25261
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Ivanice da Silva Diniz.pdfPDF - Maria Ivanice da Silva Diniz387.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito268.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.