Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25262
Título: Saúde mental e trabalho docente: relato de experiência junto a profissionais de educação de um município do Agreste Paraibano
Autor(es): Braz, Rozana de Souza
Palavras-chave: Professores
Ensino fundamental
Saúde mental
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: A saúde do professor é um tema que adquire crescente relevância científica, pois tal profissão é considerada como uma das mais estressantes. O presente artigo objetivou ofertar suporte ao professor diante de desafios, conflitos internos, e adoecimentos que careciam do auxílio de um profissional especializado. Para tanto, teve-se como participantes um grupo de professores do Ensino Fundamental que apresentavam sintomas durante sua atividade laboral. Foi feita uma revisão de algumas produções científicas nacionais publicadas, com vista a identificar principais sintomas e/ou adoecimentos psíquicos entre professores brasileiros. Recorreu-se às bases LILACS, SciELO, Index Psicologia. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, e o método de procedimento foi descritivo e pesquisa-ação, de uma experiência durante o ano de 2019. Como resultados constatou-se que o principal adoecimento percebido durante as ações foram o estresse, a ansiedade e a depressão. Considera-se que esses resultados direcionem novas pesquisas e estimulem o planejamento de intervenções eficazes voltadas para a saúde mental de professores.
Descrição: BRAZ, Rozana de Souza. Saúde mental e trabalho docente: relato de experiência junto a profissionais de educação de um município do Agreste Paraibano. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25262
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rozana de Souza Braz.pdfPDF - Rozana de Souza Braz364.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito483.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.