Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25263
Título: Métodos de condicionamento e higienização das Próteses Totais e Próteses Parciais Removíveis: uma revisão de literatura
Autor(es): Rodrigues, Ingrid Ferreira
Palavras-chave: Prótese
Odontologia
Higiene Oral
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: A prótese dentaria é um dos principais meios de reabilitação oral que visa devolver função e estética permitindo ao indivíduo um convívio digno socialmente, visto que ausência dentaria gera uma redução na autoestima, acarretando problemas psicossociais, interferindo assim qualidade de vida do mesmo, no geral, visando longevidade do tratamento reabilitador o manejo e a higiene da prótese são critérios importantes para o sucesso do tratamento. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura a respeito dos principais métodos de condicionamento e higienização das próteses totais e parciais removíveis levando em consideração a diferença estrutural que há entre elas. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados: LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PubMed (US National Library of Medicine National Institutes of Health), SCIELO (Scientific Electronic Library Online), Web of science, e na plataforma do Google Acadêmico, utilizando os descritores em inglês “Denture Complete”, “Denture Partial Removable”, “Oral Hygiene”. Em seguida, os pesquisadores selecionaram os trabalhos com análise no título e resumo, com base nos critérios de elegibilidade. Os critérios de elegibilidade foram os seguintes: artigos publicados em inglês e em português; publicações entre 2016 e 2021. Dos 820 artigos encontrados 808 foram excluídos pois não se adequaram ao tema e aos critérios de inclusão. Assim, 12 estudos foram selecionados para leitura completa e incluídos na pesquisa. Com a análise dos artigos, podemos observar a importância que condicionamento e da higiene protética para saúde oral do indivíduo, de tal maneira que sua ausência está diretamente associada com a presença de estomatites e outras alterações bucais. Desta forma é relevante que tanto o profissional quanto o paciente estejam cientes a respeito do métodos e maneiras de higienização, de modo que, na prótese total assim como na prótese parcial removível se utiliza o sabão neutro e escovas de cerdas macias associado a uma substancia química. O Hipoclorito de Sódio, por mais que seja o método mais utilizado em relação aos métodos químicos, ele degrada o metal da PPR, sendo assim, a sua utilização nesses casos é contraindicada devendo da preferência a outros, como o uso de pastilhas efervescentes dissolvidas em água, optando pelo Hipoclorito apenas para a higienização da PT, além disso, deve ser frisando a remoção da prótese durante o período da noite e sua troca em pelo menos 4 a 5 anos ou sobre qualquer desajuste a fim de evitar lesões como Estomatite Protética.
Descrição: RODRIGUES, Ingrid Ferreira. Métodos de condicionamento e higienização das Próteses Totais e Próteses Parciais Removíveis: uma revisão de literatura. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25263
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrid Ferreira Rodrigues.pdfPDF- Ingrid Ferreira Rodrigues870 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC - Ingrid Ferreira Rodrigues (2).pdfTermo de Depósito62.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.