Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25280
Título: Atuação do farmacêutico frente as demandas de medicalização em saúde mental
Autor(es): Rodrigues, Eliane Maria de Lima
Palavras-chave: Medicalização
Saúde mental
Farmacêutico
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: Este estudo apresentará as causas e consequências do uso desmedido de fármacos à pessoa em sofrimento psíquico e o papel do farmacêutico frente a estas questões. Emoções como tristeza e timidez frequentemente se enquadram dentro de um olhar patologizante e podem facilmente ser transformadas em doenças pelo senso comum, por isso torna-se relevante esclarecer quanto a necessidade ou não do uso de medicamentos. O estudo tem como objetivo geral realizar uma revisão da literatura acerca das causas e consequências da medicalização em saúde mental descrevendo a importância de um olhar mais atento dos profissionais de saúde aos pacientes em sofrimento psíquico, refletindo sobre a inserção social destes pacientes na sociedade e elucidando sobre a importância do farmacêutico na orientação e prevenção do consumo descontrolado de psicotrópicos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, através de pesquisa de artigos em períodos nas bases de dados online. Constatou-se a importância do farmacêutico diante do controle dos fármacos na pratica da saúde mental, pois ao lidar com os usuários e familiares este profissional é capacitado para estimular a autonomia e o poder de agir dos usuários e mobilizá-los para que descubram ou redescubram seus interesses e desejos, os orientando para o uso consciente dos fármacos.
Descrição: RODRIGUES, Eliane Maria de Lima. Atuação do farmacêutico frente as demandas de medicalização em saúde mental. 2020. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25280
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Maria de Lima Rodrigues.pdfPDF - Eliane Maria de Lima Rodrigues300.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito484.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.