Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25281
Título: Biologia reprodutiva da serpente neotropical Chironius flavolineatus (Jan, 1863) (Squamata, Serpentes: Colubridae) em um remanescente de floresta atlântica no nordeste do Brasil
Autor(es): Marques, Therlen Katiusca Santos
Palavras-chave: Floresta Atlântica
Chironius flavolineatus
Serpentes
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: A espécie neotropical de serpente Chironius flavolineatus (Jan, 1863) (Serpentes: Colubridae) apresenta ampla distribuição geográfica nos biomas brasileiros Floresta Atlântica e Cerrado. Apesar disso, ainda persistem grandes lacunas de conhecimentos sobre a biologia reprodutiva da maioria de suas populações. Portanto, o presente estudo teve por objetivos principais caracterizar alguns aspectos relevantes da biologia reprodutiva de uma população de C. flavolineatus, proveniente de um remanescente de Floresta Atlântica localizado no litoral norte do estado da Paraíba, Brasil, com base no exame de espécimes depositados em coleção científica; bem como avaliar o status de conhecimento sobre a biologia reprodutiva das demais espécies desse gênero. Para avaliar aspectos da reprodução dessa serpente, os espécimes foram medidos para registro de variáveis morfométricas, sexados e dissecados para determinar a maturidade sexual, massa de corpos gordurosos na cavidade e cauda, tamanho e massa dos ovos e folículos vitelogênicos e tamanho dos testículos. E para investigar o conhecimento disponível sobre a biologia reprodutiva das demais espécies de Chironius foi feita uma revisão da literatura. Foram examinados 40 espécimes de C. flavolineatus, deste total, 24 machos e 13 fêmeas foram considerados sexualmente maduros; e três indivíduos considerados sexualmente imaturos. Os machos atingiram maturidade sexual em tamanho corporal mínimo significativamente menor do que as fêmeas. O tamanho da ninhada, em média, foi igual a 5,7 ovos (amplitude: 5 – 6). O tamanho dos testículos, em média, foi igual a = 19,20±3,46 mm (n= 24; amplitude: 10,36 – 26,66 mm). As fêmeas adultas exibiram, em média, massa corporal total significativamente maior do que os machos adultos. A massa de corpos gordurosos da cavidade celomática das fêmeas adultas mostrou-se significativamente maior do que nos machos adultos; e nenhum dos sexos exibiu corpos gordurosos na cauda. Em relação ao status de conhecimento sobre a biologia reprodutiva das espécies de Chironius, existem dados disponíveis na literatura somente para 31,8% delas (n = 22). Com base nos parâmetros avaliados, a população de C. flavolineatus examinada, neste estudo, mostrou-se bastante semelhante às populações dessa serpente vivendo em áreas do Cerrado brasileiro. O conhecimento disponível na literatura sobre a biologia reprodutiva da maioria das espécies de Chironius ainda exibe grandes lacunas. Sugere-se que um maior esforço de pesquisas seja realizado para modificar esse cenário, particularmente no que diz respeitos às populações de C. flavolineatus encontradas em fragmentos de Floresta Atlântica nordestina.
Descrição: MARQUES, Therlen Katiusca Santos. Biologia reprodutiva da serpente neotropical Chironius flavolineatus (JAN, 1863) (SQUAMATA, SERPENTES: COLUBRIDAE) em um remanescente de floresta atlântica no nordeste do Brasil. 2020. 67f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25281
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Therlen Katiusca Santos Marques.pdfPDF - Therlen Katiusca Santos Marques1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito58.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.