Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25282
Título: A importância da família na inclusão social dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas
Autor(es): Silva, Lamarck de Assis
Palavras-chave: Saúde mental
Dependência química
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: A inserção da família é um elemento indispensável para a reforma psiquiátrica, quando se pensa no redimensionamento da assistência em saúde mental. É fundamental que o cuidado a ser prestado ao paciente em sofrimento psíquico seja integral, para possibilitar uma interação entre a equipe multiprofissional e a família. Sendo assim, os profissionais de saúde mental procuram inserir a família no cuidado ao indivíduo em sofrimento psíquico a fim de melhorar a sua qualidade de vida.Este estudo de revisão da literaturateve como objetivo discutir sobre a importância do trabalho com a família na reinserção familiar e social dos usuários do CAPSad. O sistema de atenção em saúde do CAPSad contempla uma abordagem integral dos indivíduos , a partir de ações e estratégias que promovam a inserção do usuário no seu grupo familiar e nacomunidade. É fundamental para o paciente em sofrimento psíquico que as ações dirigidas à famíliase estruturem de maneira a favorecer e potencializar a relação familiar/profissional/serviço.Compreendendo o familiar como um parceiro singular e fundamental para o cuidado dispensado ao sujeito que sofre com a dependência ao álcool e outras drogas.Palavras-Chave: Família. Saúde Mental. DependênciaQuímica.
Descrição: SILVA, Lamarck de Assis. A importância da família na inclusão social dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25282
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lamarck de Assis Silva.pdfPDF - Lamarck de Assis Silva420.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito571.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.