Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25283
Título: Atributos funcionais de larvas de Chironomidae em um processo de secagem de poças remanescentes no semiárido
Autor(es): Almeida, Ana Vitória Freire de
Palavras-chave: Rios intermitentes
Mudanças climáticas
Invertebrados aquáticos
Comunidades aquáticas
Data do documento: 16-Dez-2020
Resumo: A seca é um processo natural, porém está se tornando cada vez mais frequente nos últimos 50 anos. Este fenômeno intensifica a perda de água nos rios intermitentes no semiárido e altera a dinâmica das comunidades aquáticas. Deste modo, no presente estudo buscamos responder à pergunta: haverá mudança na abundância de larvas de Chironomidae em categorias de atributos funcionais frente à redução do volume hídrico de poças remanescentes no semiárido? Nossa hipótese é que as categorias coletor-catador, construtores de tubos, presença de hemoglobina e tamanhos de corpo menores serão mais dominantes após 30 dias de secagem de poça. Nosso estudo foi desenvolvido nos rios Paraíba, Gurinhém, Gurinhenzinho e Boa Vista durante o período da seca, entre agosto e outubro de 2018. Em cada rio foram amostradas quatro poças e em cada poça foi retirada uma amostra composta. Todo o procedimento foi repetido após 30 dias de secagem. Em laboratório, as larvas de Chironomidae foram triadas, identificadas até gênero e classificadas de acordo com os atributos funcionais: presença de hemoglobina, hábito, tamanho do corpo e grupos tróficos funcionais. Um total de 4283 larvas de Chironomidae foram amostradas, sendo 2577 encontradas no dia 0 e 1706 no dia 30. Houveram diferenças significativas entre os dias apenas para as categorias presença de hemoglobina e tamanho de corpo menor, e as categorias mais dominantes em ambas as coletas foram construtores de tubos, coletor-catador, presença de hemoglobina e tamanho de corpo menores, que são as categorias que mais conferem resistência à seca quando presentes nos indivíduos. Desta forma, o presente trabalho contribui para a compreensão de como Chironomidae responde às alterações ambientais decorrentes da fase de secagem de poças remanescentes em rios intermitentes, fase que se torna cada vez mais frequente, frente às mudanças climáticas globais.
Descrição: ALMEIDA, Ana Vitória Freire de. Atributos funcionais de larvas de Chironomidae em um processo de secagem de poças remanescentes no semiárido. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25283
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Vitória Freire de Almeida.pdfPDF - Ana Vitória Freire de Almeida605.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito68.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.