Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25286
Título: (30/11/2021) O trato do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista na Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA).
Autor(es): Delgado, Salomite dos Santos
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Educação Física
Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O presente estudo objetiva analisar e mapear as produções do conhecimento que se correlacionam entre Educação Física e o Transtorno do Espectro Autista na Revista (SOBAMA). A metodologia do trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada por meio da plataforma da Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA), tendo como critério de inclusão mapear artigos que interliguem a Educação Física com o Transtorno do Espectro Autista. Dos quais utilizou-se das seguintes palavras chave: autismo, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno Autístico. Encontramos apenas 8 trabalhos na revista, ao qual foram selecionados para a análise 7, entre os anos de 2013 a 2020. No que tange aos estudos analisados, pode-se observar que há poucas publicações referentes à temática do Transtorno do Espectro Autista na revista e, que os assuntos foram mais voltados para questões motoras e avaliativas e suas vertentes, mas também identificou alguns estudos que visaram estratégias inclusivas e, fazendo uso da dimensão da ludicidade. Portanto, evidencia-se uma necessidade de ampliação das publicações, mas também de estudos voltados abrangendo a Educação Física em conjunto com o Transtorno do Espectro Autista visando-se na esfera do modelo social da deficiência.
Descrição: DELGADO, Salomite dos Santos. O trato do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista na Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA). 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25286
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Salomite dos Santos Delgado.pdfPDF - Salomite dos Santos Delgado502.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.