Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2529
Título: Efeitos causados pela ingestão de álcool em praticantes de musculação
Autor(es): Gomes, Bruno da Silva
Palavras-chave: Bebida alcoólica
Saúde
Desportista
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: INTRODUÇÃO: O uso do álcool vem crescendo disparadamente, sendo a droga lícita mais consumida no mundo, embora seja legalizado. Embora o uso de pequenas doses traga benefícios a saúde, a ingestão do álcool de moderado a excessivo podem trazer danos crônicos a saúde do indivíduo. Com o fácil acesso a mesma, praticantes de musculação fazem a prática do treinamento, não sabendo dos danos que causariam a saúde. OBJETIVO: Analisar os efeitos causados pelo álcool nos praticantes de musculação. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo observacional de corte transversal nas academias da cidade de Campina Grande. Os dados foram coletados no período entre Julho e Agosto de 2013. Participaram da amostra 30 praticantes de musculação do sexo masculino, onde passaram por uma entrevista, após a mesma foi entregue um questionário. Os dados foram analisados de forma descritiva. O estudo obteve aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da UEPB. RESULTADOS: Foram encontrados diversos sinais e sintomas relatados, devido a ingesta abusiva do álcool, permitindo a mesma afetar o desempenho dos entrevistados tornando-os incapaz de realizar o treino prescrito. CONCLUSÃO: A ingestão de álcool de moderada a excessiva causa danos a saúde, assim como torna difíceis a realizações e práticas de atividades rotineiras.
Descrição: GOMES, B. da S. Efeitos causados pela ingestão de álcool em praticantes de musculação. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2529
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno da Silva Gomes.pdfBruno da Silva Gomes549.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.