Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25291
Título: O processo de formação docente a partir do estágio supervisionado em geografia com atuação na escola E. M. E. F. Coronel Antônio Pessoa, Umbuzeiro/PB
Autor(es): Maia, Julio Acácio de Andrade
Palavras-chave: Formação docente
Educação
Professor
Sala de aula
Data do documento: 11-Jun-2021
Resumo: Uma das etapas que iniciam o processo de transição e transformação entre estudante/professor é justamente o período de estágios. Tendo em vista a grande importância desse período no processo de formação em docência, no aspecto teórico, técnico e metodológico, o presente estudo teve como objetivo compartilhar a vivência do estágio de modo a refletir e sintetizar as experiências em toda sua essência, desde os desafios de um iniciante na docência, passando pelos desafios estruturais, sociais, dentre tantos outros. Tem o intuito de compartilhar de forma objetiva o relato vivenciado no estágio supervisionado realizado na Escola Municipal e Ensino Fundamental Coronel Antônio Pessoa, no município de Umbuzeiro-PB, bem como as adversidades, os resultados obtidos e suas conclusões. Os instrumentos metodológicos serviram como base para uma avaliação crítica e construtiva, em relação aos aspectos físicos e humanos neste período de estágio. Com os questionários realizados em sala de aula foi possível ter uma noção mais clara sobre os desafios, as carências de cada estudante, além das propostas dos mesmos. Através do processo de investigação, por meio de questionários, debates e discussões realizados em sala de aula, a partir dos quais os discentes começaram a despertar e explicitar seus pontos de criticidade, foi possível diagnosticar algumas carências e sugestões. Ponderou-se, então, trabalhar em busca de um ensino mais dinâmico e diversificado. Diante disso, foi possível observar uma progressiva evolução dos discentes, semanalmente, tornando-se mais críticos, participativos e, de modo geral, engajados em aprender e debater sobre aspectos geográficos.
Descrição: MAIA, J. A. A. O processo de formação docente a partir do estágio supervisionado em geografia com atuação na escola E. M. E. F. Coronel Antônio Pessoa, Umbuzeiro/PB. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25291
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20210914_214535316.pdfTermo de depósito544.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC VERSÃO FINAL - Julio Acácio - 2021 - PB (1).pdfPDF - Julio Acácio de Andrade Maia676.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.