Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25300
Título: O fenômeno das migrações de retorno nas comunidades Barrocas e Poderosa no município de Solânea - PB
Autor(es): Silva, Maria do Carmo
Palavras-chave: Migração
Motivos de migração
Topofilia
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso touxe considerações inerentes ao processo de migração, tendo como objetivo analisar a complexidade do fenômeno da migração de retorno, no município de Solânea/PB, entender como foi o processo da volta dos pesquisados. Esse processo trouxe importância significativa tanto para o entendimento à topofilia (TUAN 2012), e os anseios arregrados no peito do nordestino que intui a passar por preconceitos, rótulos, dificuldades e resgatarem a possibilidade de voltar para sua casa natal. Estas migrações formam no Brasil novos territórios culturais e reinventam seu patrimônio, carregando consigo uma bagagem cultural e territorial capaz de agregar sentidos ao longo de sua estadia mediante uma possível adequação e reinvenção. Este trabalho apresenta evidências empíricas desses motivos, analisando-os a partir do perfil etário e sexo do migrante e dos diferentes tipos de deslocamentos migratórios segundo origem e destino, destacando-se, em particular, analisando a complexidade do fenômeno da migração de retorno, no município de Solânea/PB, especificamente nas localidades de Barrocas e Poderosa.
Descrição: SILVA, M. do C. O fenômeno das migrações de retorno nas comunidades Barrocas e Poderosa no município de Solânea - PB, entre os anos de 2010 a 2021. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25300
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Carmo SilvaPDF - Maria do Carmo Silva1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito64.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.