Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25301
Título: O podcast como auxílio para o desenvolvimento da oralidade de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Jaciara Soares da
Palavras-chave: Ensino de língua
Oralidade
Podcast
Gêneros textuais
Data do documento: 28-Set-2021
Resumo: Este estudo almeja investigar as contribuições que o podcast proporciona ao ensino de língua portuguesa, sobretudo, para a modalidade oral para desenvolver as habilidades dos alunos quanto à adequação da linguagem em contextos diversos. Para tal, definimos 3 objetivos específicos: a) estudar a importância e a necessidade de um ensino de oralidade promissor em sala de aula; b) correlacionar o ensino de oralidade com o uso do podcast; e c) avaliar as possibilidades que o podcast proporciona para trabalhar a modalidade oral de modo instigante em sala de aula. Fundamentamos esta pesquisa nas teorias de Marcuschi (2001; 2008; 2010) e Magalhães (2020) para as pontuações acerca da oralidade e dos gêneros. Baseamo-nos também nos estudos de Antunes (2003), Kurtz, Schmidt & Possani (2020), Campos & Matuda (2019) e outros. Além disso, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo exploratória e descritiva, de natureza básica, e o instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário destinado aos alunos do Ensino Médio.
Descrição: Silva, J. S. da. O podcast como auxílio para o desenvolvimento da oralidade de língua portuguesa. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25301
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaciara Soares da SilvaPDF - Jaciara Soares da Silva1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito905.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.