Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25302
Título: A trajetória do arquivo e o empreendedorismo em Arquivologia
Autor(es): Figueiredo, Júnio Felipe Correia de
Palavras-chave: História dos arquivos
Arquivologia
Empreendedorismo
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória histórica dos arquivos e do conhecimento em arquivologia bem como, evidenciar a relevância do empreendedorismo dentro do âmbito da Arquivologia. A partir do cruzamento das disciplinas cursadas busca-se averiguar a realidade das práticas arquivistas no mercado de trabalho. Apresentar-se-á as mudanças e avanços que permitiram a evolução da área como campo de pesquisa e de seus profissionais diante das possibilidades de trabalho. Para tanto parte-se da premissa que a trajetória da arquivologia proporciona nos dias atuais um leque de possibilidades e oportunidades jamais vistas para o profissional da informação. Deste modo, cabe aos profissionais verificar o seu perfil e adequar a sua carreira para as áreas ensejadas principalmente junto a instituições que possuam equipamentos tecnologicamente avançados. Para isso foi realizada uma análise histórica descritiva da evolução da epistemologia em arquivologia fundamentada em uma pesquisa bibliográfica dos principais autores que tratam desta temática. Após esta análise histórica partir-se-á para revisão de literatura sobre empreendedorismo e Arquivologia, além do mapeamento do perfil empreendedor no âmbito da Arquivologia. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, pois busca fazer uma reflexão da situação estudada.
Descrição: FIGUEIREDO, J. F. C. de. A trajetória do arquivo e o empreendedorismo em Arquivologia. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25302
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júnio Felipe Correia de FigueiredoPDF - Júnio Felipe Correia de Figueiredo273.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito487.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.