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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25310
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Andreza das Neves | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T21:23:52Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T21:23:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 107 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25310 | - |
dc.description | RODRIGUES, A.N. Uma análise sobre a elegibilidade do ensino de filosofia na contemporaneidade. 2020. 41 f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao nos colocarmos diante de uma situação de crise no sistema educacional brasileiro, nos propusemos analisar sobre a exigibilidade do ensino de filosofia na contemporaneidade, passando pelo crivo da importância da filosofia para formação dos sujeitos, a trajetória da filosofia no Brasil no período ditatorial, as Bases Curriculares Nacionais até a redemocratização. O que se percebeu é que no Brasil o ensino da filosofia é caracterizado por muitas instabilidades. Nesse sentindo, este estudo foi motivado por algumas leituras acerca da temática e também por causa do contexto do impedimento do ensino de filosofia no período (1964-1985) da Ditadura Militar e a árdua luta pela volta. Considerando que o ensino da filosofia no Brasil é apontado por idas e vindas, ou seja, não se versa de ‘qualquer filosofia’ que foi abolida do ensino, mas aquela que compunha ameaça ao poder e à ordem vigente caracterizava insubordinação política. À época do Regime Ditatorial aplicou-se a educação tecnicista, que é um tipo de educação que enaltecia exacerbadamente a tecnologia educacional e transformava docentes e discentes em meros executores e receptores de condutas elaboradas de modo totalitários – retornada aos valores morais, éticos e patrióticos. Mas esse período foi assinalado por lutas e resistências por parte de militantes estudantis, organizadores, professores nas universidades, enfim, até chegar ao ano de 1982 onde o ensino da filosofia ganha mais resistência e novas perspectivas passando a ser optativo. Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida em fontes primárias com consultas de livros na área da filosofia da educação, bem como, em fontes secundárias (artigos, periódicos, revistas, publicações especializadas, dentre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dra. Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Formação de sujeitos | pt_BR |
dc.subject | Bases Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Redemocratização | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre a elegibilidade do ensino de filosofia na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
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(DEPÓSITO UEPB) UMA ANÁLISE SOBRE A EXIGIBILIDADE DO ENSINO DE FILOSOFIA NA CONTEMPORANEIDADE (PÓS 1) (1).pdf | 792.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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