Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25323
Título: Gestão Democrática na Educação: um estudo de caso em uma Escola Municipal de Brejo Do Cruz - Pb
Autor(es): Rocha, Marta Lucia de Paiva Araújo
Palavras-chave: Gestão educacional
Participação da Comunidade
Gestão democrática
Data do documento: 21-Out-2021
Resumo: A gestão democrática da área de educação tem se tornado tema constante de debates e reflexões, e levado mudanças na postura de gestores que acreditam na proposta e demonstram interesse em colocar em prática iniciativas que priorizam a maior participação e engajamento da comunidade na gestão escolar. Documentos importantes como a Constituição Federal (1998), a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 (LDB), e o Plano Nacional de Educação - Lei n. 10.172 de 9 de janeiro de 2001, reconhecem a importância da adoção de estratégias fortalecedoras da participação de todos que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com a comunidade escolar. Nesse contexto, discute-se identificar os limites e as possibilidades e os limites para a de implementarção da gestão democrática nas escolas públicas, questão considerada é essencial para assegurar os avanços da democracia no país. Diante do exposto, este Dessa forma a trabalho pesquisa teve teve como objetivo identificar os limites e possibilidade de implementação da gestão democrática na Escola Municipal Josué Alves de Azevedo - Brejo do Cruz – PB. Para o alcance do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório conduzida sob a forma de estudo de caso, com abordagem quantitativa. Para coleta de dados foi utilizado utilizado um questionário estruturado aplicado 18 professores sobre gestão democrática escolar. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. Os resultados indicaram que a gestão é democrática em parte, contudo, foram identificados que há limites para expansão da implantação do processo democrático, em especial os relativos aos aspectos que precisam melhorar como: eleição para escolha do gestor; prestações de contas; e, participação da comunidade escolar.
Descrição: ROCHA, Marta Lucia de Paiva. Gestão Democrática na Educação: um estudo de caso em uma Escola Municipal de Brejo Do Cruz - Pb. 31f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Gestão Pública Tecnológico) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25323
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Lucia P A Rocha.pdfPDF - Marta Lucia P A Rocha578.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito59.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.