Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25325
Título: O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação TDICs no processo de ensino e aprendizagem em geografia em tempos de pandemia: um experiência no estágio supervisionado de regência
Autor(es): Silva, Cidlene Galdino da
Palavras-chave: Ensino em Geografia
Estágio Supervisionado
Ensino Remoto
Regência do ensino
Data do documento: 28-Out-2021
Resumo: Diante da pandemia da Covid-19 os sistemas de ensino tiveram que se reorganizar para cumprir as determinações estabelecidas para garantir o distanciamento social. Com isso, um novo modelo de ensino foi implementado para dá continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, fato que exigiu dos sujeitos envolvidos no processo educativo a necessidade de adaptar-se, em pouco tempo, as novas formas e meios que passaram a subsidiar a relação professor-aluno. Foi nesse cenário que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDICs ganharam destaque não mais como uma opção metodológica, mas como o principal meio para viabilizar a interação no ensino remoto. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir a utilização das TDICs no processo de ensino e aprendizagem em Geografia no contexto do ensino remoto. Com essa finalidade, contamos com a experiência vivenciada no estágio supervisionado de regência. As atividades de estágio foram desenvolvidas no Componente Curricular Estágio Supervisionado III, que foi ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, no primeiro semestre de 2021. As atividades de regência foram realizadas na E.E.E.F.M de Dois Riachos, que se localiza no município de Salgado de São FélixPB, durante o período de 05 de abril à 15 de junho de 2021. A metodologia utilizada na construção do trabalho teve como base a abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e pesquisa colaborativa. Pelo o que pudemos obter como resultados, é possível dizer que as TDICs, no contexto do ensino remoto, se mostraram indispensáveis uma vez que elas se tornaram centrais no processo educativo. No entanto, as TDCIs são algo ainda muito distante da realidade dos alunos das escolas públicas, a exemplo da escola onde ocorreu o estágio, o que torna a integração entre as tecnologias e as práticas pedagógicas e, consequentemente, o ensino remoto, uma questão cheia de impasses e contradições.
Descrição: SILVA, Cidlene Galdino da. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação-TDICs no processo de ensino e aprendizagem em geografia em tempos de pandemia: uma experiência no estágio supervisionado de regência 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25325
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cidlene Galdino da Silva.pdfPDF - Cidlene Galdino da Silva376.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.