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dc.contributor.authorSousa, Vanusa Ramos de-
dc.date.accessioned2021-11-30T13:20:57Z-
dc.date.available2021-11-30T13:20:57Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25330-
dc.descriptionSOUSA, Vanusa Ramos dos. A Pratica Docente e o ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertado no Sistema Prisional: uma experiência vivenciada na Cadeia Pública de São João Do Cariri -Pb.2021.32f. Trabalho De Conclusão de Curso ( Licenciatura Em Geografia)-Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande .2021.pt_BR
dc.description.abstractO acesso à educação no Brasil ainda é notadamente desigual, o que revela, entre outros aspectos, consequências de séculos de desigualdades sociais que acabaram enraizadas na base de uma sociedade que fez da educação de qualidade, ao invés de um direito de todos, um privilégio para poucos. Esse cenário é ainda mais cruel para a parcela mais pobre e marginalizada da população que sem acesso à educação ou com acesso precário, acaba sujeita a situações de vulnerabilidade social que se caracterizam, em muitos casos, pelo estreitamento dos laços entre a pobreza e a criminalidade. Neste contexto, é pertinente destacar a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enquanto uma modalidade de ensino que busca possibilitar o acesso à educação para sujeitos que não puderam concluir a educação básica em idade regular. No sistema prisional brasileiro a importância da EJA, a modalidade que é ofertada, vai além e passa a se inserir no rol de estratégias voltado para a ressocialização dos detentos, uma vez que a formação escolar precedente dos presos é geralmente limitada a graus mais baixos, fato que dificulta o reingresso no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. Diante desse quadro e da intenção de compreendê-lo melhor a partir de uma realidade concreta, neste trabalho buscamos analisar a prática docente e o ensino de Geografia na EJA no sistema prisional. Para isso, tomamos por base as experiências docente vivenciadas na Cadeia Pública do município de São João do Cariri-PB, onde desde março de 2021 leciona-se o Componente de Geografia na modalidade destacada. No caminho metodológico da pesquisa contamos com uma abordagem qualitativa em que fizemos uso de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. De acordo com os resultados alcançados, podemos afirmar que a prática docente na EJA no sistema prisional é um exercício que, ao contrário do que muitas vezes é julgado pela sociedade, lega ao professor inúmeras experiências positivas pautadas na reflexão acerca dos desafios e das possibilidades postas para a construção do conhecimento. O ensino de Geografia, neste cenário, torna-se um importante instrumento de formação social para a população privada de liberdade. Há problemas estruturais na educação prisional, como a falta de espaços adequados para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem e estes problemas precisam de soluções também estruturais. Ainda assim, é possível, no âmbito da prática docente, adotar estratégias que possam tornar o ensino mais significativo para os sujeitos envolvidos na aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação prisionalpt_BR
dc.titleA Pratica Docente e o ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertado no Sistema Prisional: uma experiência vivenciada na Cadeia Pública de São João Do Cariri -Pbpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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