Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25338
Título: Comunicação organizacional: uma análise a partir dos gêneros textuais no âmbito da gestão escolar
Autor(es): Santos, Jaianny Tamirys Cavalcante dos
Palavras-chave: Comunicação Organizacional
Gêneros textuais
Gestão escolar
Data do documento: 23-Nov-2021
Resumo: A comunicação organizacional envolve outros tipos de comunicação, tais como a administrativa, institucional, mercadológica, dentre outros e que ocorre dentro de organizações. É uma área ampla e abrangente que vem tratar da relação entre a comunicação e as organizações e que tem ganho destaque tanto no meio acadêmico como administrativo. Os gêneros textuais, sejam orais ou escritos, são a forma como essa comunicação é expressa no âmbito das organizações, uma vez que toda a comunicação humana acontece por meio de gêneros textuais. Este trabalho tem como principal objetivo analisar os gêneros textuais organizacionais utilizados no âmbito da gestão de uma organização educacional pública, com ênfase na forma, conteúdo, uso e funcionalidades no processo comunicacional. Para tanto, nos dedicamos a uma pesquisa bibliográfica e documental em que buscamos compreender os aspectos teóricos da comunicação no âmbito organizacional e identificar os aspectos teóricos dos gêneros textuais organizacionais utilizados no âmbito da gestão da ECI João Ribeiro e analisar a forma, conteúdo, uso e funcionalidades dos gêneros no processo comunicacional dentro da organização. Diante disso, recorremos à teoria de Kunschi (2009) e Konig (2012) que conceituam e contextualizam a comunicação organizacional e Bakhtin (2000); Marcuschi (2008) com suas contribuições para a compreensão dos gêneros textuais. A relação entre as organizações educacionais e os gêneros textuais é estudada sob a ótica de Sander (1982), Swales (1990), Lima (2011, 2017), Paro (2012); Lemes (2012) e Fernandes (2017), que discorrem sobre a temática. Os resultados demonstram que há uma intima relação entre a comunicação organizacional e os gêneros textuais.
Descrição: SANTOS, Jaianny Tamirys Cavalcante dos. Comunicação organizacional: uma análise a partir dos gêneros textuais no âmbito da gestão escolar. 38f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25338
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaianny Tamirys Cavalcante dos Santos.pdfPDF - Jaianny Tamirys Cavalcante dos Santos849.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito61.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.