Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25339
Título: O direito á saúde e a concretização desse direito fundamental
Autor(es): Filgueiras, Josefran Alves
Palavras-chave: Administração Pública
Direito à Saúde
Diretos Sociais
Data do documento: 28-Out-2021
Resumo: O presente trabalho foi realizado no contexto dos direitos fundamentais e direitos sociais, para adentrar no assunto do direito à saúde, elencado no artigo 196 da Constituição Federal do Brasil. Analisa-se a aplicação do princípio da reserva do possível, questionado pela doutrina como pela jurisprudência, enquanto fator limitador da efetividade do direito público subjetivo à saúde. No que tange a forma metodológica foi realizada uma pesquisa exploratória, utilizando-se do método exegético de interpretação, procurando entender a problemática do direito à saúde e o princípio da reserva do possível. Toda pesquisa foi realizada à luz da literatura revisada, visando determinar os pontos de congruência e de discordância de modo a possibilitar uma síntese que possa contribuir para o avanço do conhecimento nesta área de estudo. Com base no referencial bibliográfico, pode dizer que, a partir do momento que um princípio se sobressai a um direito fundamental como, por exemplo, o direito à saúde, estaria contrariando totalmente as normas constitucionais, o que em o país é proibido, estando os direitos fundamentais garantidos por meio de cláusulas pétreas.
Descrição: FILGUEIRAS, Josefran Alves. Título: O direito à sáude e a concretização desse direito fundamental. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Gestão Pública - Tecnológico) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25339
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefran Alves Filgueiras.pdfPDF - Josefran Alves Filgueiras375.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito115.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.