Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25342
Título: Exceções ao dever geral de licitar: modalidades de contratação direta no setor público
Autor(es): Ferreira, Laert Pinheiro
Palavras-chave: 1.Administração publica
Licitação
Setor público
Data do documento: 27-Out-2021
Resumo: A presente pesquisa parte da preocupação acerca das situações em que, face à necessidade da Administração Pública realizar certa contratação junto a particulares, depara-se com a ausência de pressupostos ou requisitos imprescindíveis à realização da licitação. Desse modo, este trabalho teve como objetivo analisar as opções de contratação direta à disposição do administrador no setor público quando ausentes os pressupostos para a realização da licitação a fim de traçar um panorama geral acerca da sistemática de contratações diretas que a legislação impõe ou faculta ao gestor. Em termos metodológicos, procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica em método analítico descritivo. Com isso, esta pesquisa é de extrema importância visto que busca gerar o conhecimento necessário à especulação mental a respeito dos princípios inerentes ao tema. Viu-se que a própria Constituição Federal, ao estabelecer o dever geral de licitar, abre a possibilidade de que, a União, por meio de Lei, defina exceções em que a licitação não será obrigatória. Assim, a Lei Federal nº 8.666/93, que cuida das normas gerais sobre procedimentos licitatórios, estabelece três institutos que representam exceções ao dever geral licitar: a dispensa de licitação (art. 17), a licitação dispensável (art. 24) e a inexigibilidade de licitação (art. 25). O primeiro caso consiste numa vedação do legislador à promoção do procedimento licitatório. A licitação dispensável, por sua vez, compreende um rol fechado de trinta e uma hipóteses em que ao gestor público é facultada a realização, ou não, da licitação. A inexigibilidade, por fim, se dá nos casos em que haja inviabilidade de competição. Palavras-chave: Administração Pública. Licitação. Inexigibilidade. Dispensa.
Descrição: FERREIRA, Laert Pinheiro. Exceções ao dever geral de licitar: modalidades de contratação direta no setor público. 2021.41f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Gestão Pública - Tecnológico) Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25342
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laert Pinheiro Ferreira.pdfPDF - Laert Pinheiro Ferreira698.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.