Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25345
Título: Depleção de água e silício na produção de mudas de melancia
Autor(es): Silva, Denis dos Santos
Palavras-chave: Citrullus lunatus
Adubação silicatada
Estresse hídrico
Data do documento: 4-Out-2021
Resumo: A cultura da melancia ganha cada vez mais destaque no Brasil aumentando cada vez mais a produção e o consumo, no semiárido as condições climáticas não são favoráveis o ano todo para a sua produção principalmente no que se diz respeito à disponibilidade hídrica. Nesse sentido, surge à necessidade de desenvolver pesquisas voltadas a utilização de novas tecnologias que utilizam o silício e a eficiência do uso de água pelas as plantas para formação de mudas mais resistentes e uniformes e solucionar efeitos bióticos e abióticos no semiárido. Objetivou-se avaliar a deplação de água e adubação silício na formação de mudas de melancia em Catolé do Rocha-PB. A pesquisa foi realizada no Campus IV da UEPB, localizada no sítio Cajueiro zona rural do município de Catolé do Rocha Semiárido Paraibano. O experimento foi conduzido no período de junho a julho de 2020, numa estufa agrícola, adotando-se o sistema DIC, com arranjo fatorial 5x2, sendo cinco lâminas L1 = 60% da água disponível no substrato (ADS); L2= 70% da água disponível no substrato (ADS); L3 = 80% da água disponível no substrato (ADS); L4 = 90% da água disponível no substrato (ADS); L5 = 100% da água disponível no substrato (ADS), com e sem a aplicação do silício, com silício = S1 aplicado via solo (1,0 mg por parcela), e sem silício =S2, com 6 repetições, totalizando 60 unidades experimentais. As melhores mudas foram as cultivadas entre os níveis de 80% a 100% de água disponível no solo. A adubação silicatada proporcionou melhor qualidade de mudas de melancia em comparação àquelas que não receberam.
Descrição: SILVA, D. S. Depleção de água e silício na produção de mudas de melancia. 2021. 24p. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Ciências Agrárias ) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25345
ISSN: CDD 631.7
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denis dos Santos Silva.pdfPDF - Denis dos Santos Silva949.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de Deposito TCC22.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.