Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25346
Título: Os aspectos da sexualidade do idoso e os seus efeitos na qualidade de vida.
Autor(es): Nascimento, Paula Cristina Nunes
Palavras-chave: Sexualidade
Idoso
Qualidade de vida
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: Introdução: Nos últimos anos com a transição demográfica, percebe-se a importância de estudo sobre envelhecimento, sendo assim, é necessária a compreensão das necessidades destes, para a melhora da Qualidade de vida (QV), no entanto, alguns aspectos no individuo idoso é esquecido, como a sexualidade, tornando-se importante assim, a compreensão desta, para favorecer a QV. Objetivos: Investigar os fatores que podem interferir na sexualidade da população idosa da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) e seus reflexos na qualidade de vida; Caracterizar o perfil da sexualidade dos idosos na UAMA. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, na Universidade Aberta à Maturidade, a qual tem sede na Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande – PB. A partir de uma coleta de dados com a adaptação transcultural da Scale for Quality of Sexual Function (QSF) para português, seguindo os aspectos éticos de pesquisa com seres humanos, da resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Resultados e Discussão: Os achados obtiveram uma maior quantidade de mulheres em relação aos homens. Além disso, observou-se que as mulheres tem uma qualidade de vida pior do que os homens, bem como um exercício da sexualidade também mais dificultado, sobretudo, pelas alterações hormonais percebidas durante e após a menopausa. Também foram identificadas, muitas perdas que podem interferir na QV, podendo ter sido geradas pelo envelhecimento, como alterações, no humor, memória, força dentre outros, corroborando com outros estudos. Conclusões: Conclui-se que os alunos da UAMA, são compostos majoritariamente por mulheres e grande parte dessas, podem sofrer interferências na QV, devido a alterações do envelhecimento, com um possível impacto mental, cognitivo e sexual. Além disso, vê-se que a disfunção sexual também é um fator, que possivelmente interfere nessa qualidade de vida, sobretudo nas mulheres, embora a sexualidade possa ser exercida de outras formas.
Descrição: NASCIMENTO, Paula Cristina Nunes. Os aspectos da sexualidade do idoso e os seus efeitos na qualidade de vida. 36p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25346
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Cristina Nunes NascimentoPDF - Paula Cristina Nunes Nascimento671.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito76.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.