Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25358
Título: Princípio da imparcialidade e o inquérito das fake news: uma análise da ADPF 572
Autor(es): Santos, Rafael Adailton Barros Almeida
Palavras-chave: Princípio da imparcialidade
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF
Inquérito das fake news
Data do documento: 13-Nov-2020
Resumo: Este trabalho aborda o princípio da imparcialidade como um dos principais pilares para um processo judicial justo, razão pela qual a imparcialidade é consagrada como direito fundamental pela Constituição Federal do Brasil, e como garantia judicial fundamental pela Convenção Americana de Direitos Humanos. Foi feita uma análise do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) Nº 572, pelo Supremo Tribunal Federal, onde se questionava a constitucionalidade e a legalidade do Inquérito (INQ) 4781, conhecido como “Inquérito das Fake News”, instaurado pela Suprema Corte para investigar supostos crimes de ameaça e contra a honra de ministros e seus familiares. A maioria dos ministros votou pela validade e continuidade do inquérito, o que causou grande polêmica entre juristas de todo o país, conforme se verificou através da pesquisa qualitativa, bibliográfica e dedutiva, com base em artigos, legislações, entendimentos jurisprudenciais e posicionamentos doutrinários.
Descrição: SANTOS, Rafael Adailton Barros Almeida. Título: Princípio da Imparcialidade e o Inquérito das Fake News: Uma Análise da ADPF 572. 2020. 53f. Monografia (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25358
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO - RAFAEL ADAILTON BARROS ALMEIDA SANTOS.pdfTERMO DE DEPÓSITO - RAFAEL ADAILTON BARROS ALMEIDA SANTOS423.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Rafael Adailton Barros Almeida Santos.pdfPDF - Rafael Adailton Barros Almeida Santos984.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.