Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25364
Título: Invasão e expansão do dinoflagelado Ceratium furcoides (Levander) Langhans 1995 em reservatórios do estado da Paraíba - Brasil
Autor(es): Oliveira, Emmanuelly da Silva
Palavras-chave: Bioinvasão aquática
Abastecimento público
Limnologia
Ecologia aquática
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: Ceratium furcoides é um dinoflagelado fitoplanctônico, que vem ganhando destaque por sua dispersão em corpos de água doce da América do Sul. Apesar de não ter toxicidade comprovada, o colapso celular massivo de suas florações podem causar impacto econômico e na paisagem , afetando as comunidades nativas e a qualidade da água, alterando sua cor, causando a depleção de oxigênio e gerando sabor e odor desagradáveis. No Brasil, o número de registros de ocorrência é crescente e sua expansão tem avançado na região Nordeste. Por isso, foi realizado o monitoramento durante seis anos (2014 – 2020) em 79 reservatórios utilizados para abastecimento público, distribuídos em seis das quatro bacias hidrográficas do Estado da Paraíba, a fim de detectar e registrar a ocorrência de C. furcoides nesses mananciais. Também foi realizada uma avaliação da distribuição espacial e temporal da espécie para verificar seu padrão de expansão nesses reservatórios, e realizada uma análise de frequência de ocorrência de C. furcoides nos locais registrados. Ao todo, ocorreram 33 novos registros em reservatórios distribuídos em quatro das seis bacias estudadas. A análise do padrão de expansão mostrou que a espécie se dispersou através de pontos próximos da região do Alto Sertão do Estado em direção ao Litoral Norte. E a análise de frequência de ocorrência revelou dois reservatórios com registro frequente, 14 com registro ocasional e 17 mostraram registro raro. Sua dispersão foi associada principalmente à distribuição geográfica dos reservatórios, às atividades antropogênicas, como a obra de Transferência do Rio São Francisco para bacias do Estado e a diversificação do uso desses mananciais, e a fatores estocásticos. Quanto ao dado de frequência rara nos reservatórios, associa-se às variáveis limnológicas e filtros ambientais presentes nos corpos hídricos que são condicionantes de seu estabelecimento. De maneira geral, esse trabalho mostra o potencial de dispersão de C. furcoides em reservatórios de abastecimento do Estado da Paraíba e alerta para importância da continuidade de monitoramento frequente nesses mananciais, visando a prevenção dos problemas que o colapso de crescimento da espécie pode causar, destacando a necessidade de levantamentos sobre as condições limnológicas e climáticas de cada local de registro, para uma resposta mais detalhada sobre a dinâmica populacional da espécie e o efeito que sua população está causando nas comunidades aquáticas desses mananciais e na qualidade da água.
Descrição: OLIVEIRA, Emmanuelly da Silva. Invasão e expansão do dinoflagelado Ceratium furcoides (Levander) Langhans 1995 em reservatórios do estado da Paraíba - Brasil. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25364
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmanuelly da Silva OliveiraPDF - Emmanuelly da Silva Oliveira709.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito129.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.