Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25366
Título: Cenário da ginástica rítmica em Campina Grande-PB: perfil de professores, instituições de ensino e objetivos de aprendizagem
Autor(es): Azevedo, Renata Sousa
Palavras-chave: Ginástica rítmica
Prática extracurricular
Perfil profissional
Data do documento: 8-Dez-2020
Resumo: Observando o cotidiano da Educação Física, em escola da rede privada, destaca-se que há uma predominância das vivências com jogos e brincadeiras, bem como, os esportes. As ginásticas, um dos conteúdos estabelecidos, estão mais ausentes da Educação Física escolar e mais presentes nas escolinhas esportivas, que são proporcionadas como atividade extracurricular para o aluno que deseja praticar alguma modalidade fora do horário regular de aula. A intenção do estudo em investigar a Ginástica Rítmica, foi motivada pela minha atuação profissional, na escola, na prática docente extracurricular. Nesse sentido, os objetivos deste estudo foram: identificar o perfil de professores que atuam no ensino da GR, em Campina Grande-PB, mapear as instituições de ensino que tratam a GR na cidade, buscando compreender o lugar da GR, como também, analisar os objetivos de aprendizagem estabelecidos pelos professores(as) no trato da GR nestes espaços educacionais. Além destes, o estudo buscou também, identificar a trajetória da GR a partir dos eventos citados pelas participantes da pesquisa. O trabalho caracteriza-se como um estudo de campo descritivo, onde foi feito o levantamento de professores que atuam com GR em escolas (instituições privadas) e não-escolares, que ofertam a prática de GR na cidade. O grupo investigado foi constituído por duas professoras que atuam com a GR, em Campina Grande. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. O estudo revelou o perfil de professoras, com experiência anterior com a ginástica ou balé clássico, graduadas em Educação Física, atuam em instituições diferentes. Os objetivos de ensino, profissionais e institucionais estão centralizados no desempenho, em desenvolver atletas para competição de alto rendimento, bem como, tornar Campina Grande numa cidade de referência da GR.
Descrição: AZEVEDO, Renata Sousa. Cenário da ginástica rítmica em Campina Grande-PB: perfil de professores, instituições de ensino e objetivos de aprendizagem. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25366
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Sousa AzevedoPDF - Renata Sousa Azevedo1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.