Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25367
Título: A Biblioterapia como recurso facilitador para expressão dos recursos noéticos na infância
Autor(es): Simões, Raisa Fernandes Mariz
Palavras-chave: Logoterapia
Biblioterapia
Desenvolvimento infantil
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: Partindo dos fundamentos da Logoterapia e Análise existencial de Viktor Emil Frankl, psiquiatra e neurologista vienense criador desta abordagem, este trabalho tem como objetivo identificar, através da revisão de literatura, a associação entre a utilização do recurso lúdico da biblioterapia na infância e a expressão de recursos noéticos da autotranscendência e autodistanciamento em crianças. O método é de natureza qualitativa, exploratória, descritiva, com coleta de dados em base de dados nacionais e internacionais, culminando numa revisão narrativa de bibliografia. É necessário desenvolver a capacidade intuitiva da consciência para que a criança e o adolescente sejam capazes de encontrar sentido em sua vida, e o lúdico pode ser um recurso estratégico para iniciar o caminho da descoberta e expressão dos recursos noéticos. Foram encontrados diversos estudos que constatam a importância da literatura, principalmente na fase infanto juvenil, e do recurso da biblioterapia no desenvolvimento infantil, valores e manejo dos conflitos existenciais, porém a literatura científica ainda é escassa no que diz respeito a aprofundar a relação entre literatura e espiritualidade. Sendo assim, pode-se concluir que a biblioterapia é um recurso de fácil acesso e bem utilizado na infância e adolescência, atuando como facilitador de expressões e sentimentos, e, quanto à expressão dos recursos noéticos na infância, é perfeitamente possível de se aplicar, tendo em vista que a Logoterapia vem contribuir e ser este aporte como um recurso educativo e uma ferramenta clínica para melhorar e acompanhar as dificuldades e crises existenciais na infância.
Descrição: SIMÕES, Raisa Fernandes Mariz. A biblioterapia como recurso facilitador para expressão dos recursos noéticos na infância. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25367
Aparece nas coleções:I - ELSF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raisa Fernandes Mariz SimõesPDF - Raisa Fernandes Mariz Simões331.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.